top of page
Reviews do filme "O Estagiário"

O Estagiário

​

    O filme “The Intern” é uma comédia dirigida por Nancy Meyers, onde um homem de setenta anos chamado Ben Whittaker (Robert De Niro), reformado e viúvo, com hábitos bastante antiquados, desde a forma como se apresenta no trabalho, até ao seu relacionamento quotidiano com as pessoas com quem trabalha. Portanto procura tornar-se mais ativo por estar a viver a sua reforma de maneira sedentária, o que o levou a integrar um programa de sensibilização da comunidade, que visa incluir pessoas já na terceira idade na sociedade moderna, iniciativa de uma empresa que consiste num bem-sucedido site de moda, dirigida por Jules Ostin (Anne Hathaway), uma mulher muito atarefada, com pouco tempo para si e para a sua família, devido à grande carga de trabalho que é dirigir aquela empresa sozinha, por não suportar que o trabalho não seja feito à sua maneira.

    Ben e Jules conhecem-se numa curta reunião no escritório da empresa, num dia convencional para Jules, com muitas reuniões em atraso, muitas encomendas por verificar e muitos sítios para estar, porém, este é um dia bastante importante para Ben, que viria a ser destacado como estagiário da diretora, apesar da insistência por parte de Jules de que não seria necessário alguém que olhasse por ela na empresa e que a ajudasse, apesar de nem imaginar o quanto a sua vida vai mudar por causa da chegada deste homem à sua vida. O novo estagiário foi-se mostrando uma pessoa muito amável e atenciosa com todos, ao ponto de, após uns dias a trabalhar na empresa, já toda a gente o estimava. Ben entrou em contacto, através da empresa, com Jason (Adam Devine), que trabalha na empresa há um ano, Davis (Zack Pearlman) um jovem estagiário que ingressou a empresa no mesmo dia de Ben, Lewis (Jason Orley) um trabalhador na empresa e Fiona (Rene Russo) a massagistas da empresa.

    A partir daqui, enredo da história baseia-se na relação entre Ben e Jules, tornando-se bastante cativante, com momentos bastante cómicos, por exemplo, quando Fiona se oferece para dar uma massagem a Ben, e este se encontra numa situação bastante caricata e invulgar, para a qual ninguém está preparado. O facto de uma das personagens principais ser uma pessoa de idade com uma personalidade afável também nos mantém presos à história e não nos deixa largar o filme nem por um segundo. Em adição ao enredo bastante bom, elenco de topo, cheio de experiência e mundialmente reconhecido, permite que estas duas horas que passamos a assistir este filme sejam ainda mais agradáveis.

    Alguns erros de gravação são, muitas vezes, inevitáveis e, neste filme, é possível notar alguns objetos que não se encontram no mesmo sítio de cena para cena ou alguns pormenores no ambiente da história que podiam ser melhorados, o enredo também não relata bem a realidade mas sim uma situação ideal e muito específica, e por isso, muitas pessoas podem vir a perder o interesse na história por não conseguirem entrar na sua dimensão, mas nada que estrague a experiência de assistir a um bom filme com boas avaliações no mais conceituados sites de opinião crítica.

    Em suma, é um filme bastante bom de se ver e aborda muitas aspetos importantes e atuais da nossa sociedade, como a solidão a que as pessoas da terceira idade estão submetidas e o facto de estas precisarem de ser ativas e socializarem para o seu bem-estar físico e mental. O papel das mulheres atualmente no mundo do trabalho, que no passado não tinham a possibilidade de construírem a sua carreira profissional por terem de ficar em casa a cuidar dos filhos enquanto o homem ia trabalhar. Com o passar dos anos, o sexo feminino tem vindo a ganhar mais expressividade neste mundo, tendo em conta que caminhamos no sentido em que, num futuro ideal, ambos os géneros tenham as mesmas oportunidades. Esta obra sensibiliza ainda os seus espetadores para más atitudes que as pessoas tendem a tomar quando se sentem depressivas e têm comportamentos egoístas, como a traição, o alcoolismo e a ausência dos pais na infância das crianças em virtude do trabalho. Na nossa opinião, este filme vale bastante a pena de assistir com a qualidade a que os dois atores protagonistas nos habituaram e é por isso que, pouco tempo depois da sua estreia, foi comprado pela Netflix.

​

Autores: João Ferreira nº15 e Pedro Fernandes nº21

82169e846edc41ddf7300ff4ef4bf30c.jpg
Estagiário 05.png

O Estagiário

​

    O filme que nós escolhemos para visualizar chama-se “O Estagiário” e enquadra-se no género de comédia. Este é um filme americano realizado por Nancy Meyers. Algumas das personagens principais são: Ben Whittaker (Robert De Niro), Jules Ostin (Anne Hathaway), Fiona (Rene), Jason (Adam DeVine), Matt (Anders Holm), Davis (Zack Pearlman), Becky (Christina Scherer), Lewis (Jason Orley) e por fim Paige (JoJo Kushner).

     Ben Whittaker já se encontra numa idade avançada em que já tem 70 anos e logo encontra-se aposentado. Como se estes fatores não bastassem já, este encontra-se viúvo, o que leva a sua vida diária seja aborrecida, pois o mesmo sente, que apesar de tudo o que faça e já tenha feito na sua vida, após a morte da sua mulher, não é suficiente para o manter entretido.

     Após passar por esta fase constante de aborrecimento, este encontra uma nova oportunidade para a sua vida voltar a ser útil e voltar a sentir-se importante, através de um anúncio para uma oportunidade de trabalho para pessoas que se encontram na mesma situação que este.

Aqui, enquanto estava a estagiar, é onde conhece a fundadora e chefe da empresa, Jules Ostin, que o empregou para trabalhar diretamente com a mesma. Após ter conseguido este trabalho, ganha rapidamente o respeito e consideração dos colegas mais jovens, incluindo até a sua própria chefe.

     A sabedoria, o conhecimento, o charme e o senso de humor de Ben Whittaker, o ajuda a criar uma relação mais forte com Jules, ajudando-a quer a nível pessoal quer a nível profissional.

     Na nossa opinião, a situação apresentada neste filme, apesar de não ocorrer com tanta frequência na vida real, como devia de acontecer, demonstra uma circunstância em que pessoas que se encontram em idades mais avançadas, logo normalmente já reformadas, voltem a sentir-se úteis e com significância para a sociedade.

     Este filme retrata o contraste entre gerações de décadas diferentes e mesmo apesar de serem tão diferentes e terem passado por situações bastante opostas, conseguem se complementar e entreajuda com todo o seu conhecimento.

     Por fim, após termos assistido a este filme, recomendamos bastante a sua visualização a pessoas de todas as faixas etárias pois retrata um tema bastante interessante a qual é importante ter em atenção e ter conhecimento.

 

Autores: Camila Ferreira nº5 e Maria Inês Pereira nº19

bottom of page