Review do filme "Fome de Poder"
“The Founder” é um filme biográfico de drama produzido e realizado nos Estados Unidos, lançado em 2016. No Brasil intitula-se “Fome de Poder” e em Portugal “O Fundador”. Foi dirigido pelo realizador John Lee Hancock e escrito por Robert Siegel. O filme tem como protagonista Michael Keaton que, desempenha o papel de Ray Kroc, um empresário norte-americano e dono da cadeia de fast-food McDonalds. Nick Offerman e John Lynch são atores secundários, mas não deixam de ser importantes, interpretam os papeis dos irmãos fundadores, desta cadeia de restaurantes espalhados por todo o mundo, Richard e Maurice McDonald.
O filme retrata a vida de Ray Kroc, nos anos 50. Um homem ambicioso e bastante
“normal”, vendedor de uma empresa chamada “Prince Castle”, que fabricava variados
produtos, nomeadamente multimixers. Enquanto Ray estava na estrada na tentativa de vender o seu produto, recebe uma encomenda fora do vulgar vindo de um restaurante numa cidade no estado da Califórnia, Mc Donalds. Após ter recibo este pedido, ele com curiosidade, decide conduzir até ao local do restaurante, gerido e fundado pelos dois irmãos Mac e Dick MacDonald. O vendedor quando chega ao local experimenta a sua comida o que o deixa fascinado e bastante interessado no método inovador de rapidez e eficácia que estes dois irmãos surgiram. Eles focavam-se mais na qualidade e na velocidade em que a comida era entregue aos seus clientes eles poderiam consumir a partir da embalagem, algo invulgar naquela época. O Mc Donalds estava a fazer muito sucesso naquela cidade e Ray ficou ofuscado com a ideia da abertura de um franchising e propôs a Mac e Dick e hesitantes aceitaram. Ao longo do filme, Ray Kroc consegue vender mais franchings pela América e vai-se tornando cada vez mais ambicioso e ganancioso, o que faz quebrar alguns das condições impostas no contrato inicial com os irmãos MacDonald. A vida de Kroc começa a levar um rumo questionável quando começa a fazer negócios sem consultar os verdadeiros fundadores da cadeia de restaurantes e faz com que eles se afastem completamente do negócio, ficando ele com o poder total.
A nossa opinião em relação ao com ao filme é que este transmite-nos uma lição de perseverança, visível no caminho que Ray Kroc teve de percorrer até chegar ao sucesso. No entanto, “O Fundador” demonstra-nos também que este caminho pode ser controverso e pode prejudicar a vida de pessoas que não omerecem, devido a uma ambição desmedida capaz de ultrapassar alguns limites morais.
Autores: Constança Gomes nº6, Diana Correia nº8 e Bruna Pinto nº24
Fome de Poder